Avatar de Lidu

por Lidu

Aprendizagem da Escrita

24 de junho de 2014 em Atividades no TuxPaint, Educação, TuxPaint

A criança para escrever, “percorre” o mesmo caminho que a humanidade, quando sentiu a necessidade de registrar sua história.

O homem iniciou seus registros através de desenhos, depois usou os ideogramas até encontrar-se com os símbolos que representam a fala.

escrita

 Para ler e aprender:    Sistema de Escrita Alfabética – SEA

Pré-silábico

aprendizagem,escrita, Emília Ferreiro

aprendizagem,escrita, Emília Ferreiro, Ana Teberoski

Trecho do Referencial Teórico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura -SMEC – Salvador- Bh

 

As atividades a seguir estimulam o aprendizado das crianças que estão estágio pré-silábico.

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

 

 

 

 

 

 

 

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

alfabeto, letras do nome, Português, TuxPaint

Avatar de Lidu

por Lidu

Webquest – Arte e poesia

30 de abril de 2014 em Sem categoria

Arte e Poesia

jardim

Em 2008 trabalhamos com a Webquest Da Arte da Poesia à Poesia da Arte. Elaboramos em conjunto e exploramos esse recurso entre os alunos dos 4º e 5º anos  das escolas EMEIF Dagmar Gentil, EMEIF José Sobreira de Amorim e EMEIF São Raimundo.

O trabalho aconteceu numa parceira positiva entre o Laboratório de Informática Educativa e a sala de aula dos anos séries já citados.

Como Resultado os criamos um blog onde compartilhamos os trabalhos dos alunos.

Usávamos na época a plataforma geocities/yahoo , porém quando a mesma foi desativada não foi possível  dar continuidade com o mesmo formato.

Organizando arquivos antigos, encontramos a webquest, que agora disponibilizamos em forma de postagem.

Veja com é interessante trabalhar com a tecnologia digital e a sensibilidade.

webquest1

Sobre a Webquest   
 


ASSUNTO: Poesia e Artes

TÍTULO: Da arte da poesia à poesia da Arte

URL: Site da webquest: http://br.geocities.com/artepoesiaeducacao (desativado)

SINOPSE
Esta webquest  visa mostrar  que a Arte não constitui um caráter meramente lúdico e complementar, porque a arte humaniza, e se ela humaniza, precisamos da sua utilização nas escolas. Mais do que oferecer aos alunos condições de vivência, de sobrevivência, é importante dar à eles a oportunidade de serem quem realmente são, com toda a sua individualidade e peculiaridades. Ademais, proporcionar aos jovens artistas um espaço onde possam brincar com as palavras e as imagens. Que Poeta e Pintor caminhem juntos, que as rimas dancem ao som das formas e das cores, e que um novo olhar surja, intrigante, maravilhado, diferente, e que a Arte e a poesia se faça presente.

Data da elaboração: Fevereiro de 2008

Clientela: Ensino Fundamental I- 4º e 5º anos

Disciplinas: Português, Literatura e Artes (Arte visual e literária)

Autoras:

Glenilce Forte- Graduada em Pedagogia(UECe), Especialista em Planejamento Educacional(UVA) e Informática Educativa(UFC). Professora do Laboratório de Informática Educativa da EMEIF Dagmar Gentil.
E-mail: glenilce@yahoo.com.br

Igenivan Bessa- Graduada em Pedagogia (UVA) e Especialista em Psicopedagogia(UECE).  Tem formação em Informática Educativa (CRP). Professora do Laboratório de Informática Educativa da EMEIF Professor José Sobreira de Amorim.
Email: igeabessa@yahoo.com.br

Jaiza Fernandes- Graduação em Pedagogia(UECe) e em Linguagens e Códigos(UFC), Especialista em Planejamento Educacional(UNIVERSO). Tem formação em Informática Educativa (CRP). Professora do Laboratório de Informática Educativa da EMEIF Professor José Sobreira de Amorim.
E-mail: jahmfernandes@yahoo.com.br

Liduina Vidal - Graduação em Pedagogia(UECE), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental(UVA) e em Informática Educativa(UFC). Professora do Laboratório de Informática da EMEIF São Raimundo.
E-mail: lidvidal@yahoo.com.br

Aspectos Pedagógicos

Objetivo Geral
Proporcionar a aprendizagem, a produção textual e a reflexão crítica dos alunos por meio do trabalho com poesia e Artes, utilizando-se das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente, a internet e tendo como ferramenta a webquest, o blog, o orkut e o e-mail que facilitarão a interação entre professores e alunos.

Metodologia
Os alunos serão incentivados a realizarem pesquisas na internet, nos sites indicados, depois realizarão as tarefas individuais e coletivas em sala de aula (leituras e releituras de poesias e obras de artes) e na internet(postagem de textos, telas, poesias e comentários no blog, no orkut e no e-mail A medida que as tarefas forem sendo realizadas, serão socializadas na internet, usando-se as ferramentas citadas. Após conclusão das tarefas, pretende-se que os alunos deem ao trabalho com poesia e artes, explorando o assunto no blog e no orkut através da interação com as escolas envolvidas: EMEIF Dagmar Gentil, EMEIF Professor José Sobreira de Amorim e  EMEIF Professor São Raimundo.

Tempo médio para solução da Webquest

03 meses:  abril, maio e junho de 2008. Nesse período serão realizadas todas as atividades. De agosto a Dezembro de 2008 O blog ficará disponível para postagens de novas descobertas e trocas de idéias entre os alunos e professores.
Introdução, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Introdução, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Tarefas, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Tarefas, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Processo, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Processo, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Processo, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Processo, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Avaliação, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Recursos, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Conclusão, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Conclusão, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Créditos, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Recursos, Webquest, arte, poesia, TuxPaint

Avatar de Wendell

por Wendell

Education Freedom Day – Dia da Liberdade na Educação

6 de dezembro de 2013 em Educação

Dia da Liberdade na Educação.

Dia da Liberdade na Educação.

Avatar de Wendell

por Wendell

Vídeo de divulgação do FGSL 2013

8 de novembro de 2013 em Educação

Avatar de Wendell

por Wendell

10.º Fórum Goiano de Software Livre

7 de novembro de 2013 em Educação

Olá pessoal!

Nos dias 29 e 30 de novembro irá acontecer em Goiânia-GO, o maior evento de Software Livre do Centro-Oeste. Em sua 10.ª edição o FGSL traz este ano uma sala exclusiva para palestras e oficinas relacionadas ao uso do Software Livre na Educação.

Para maiores informações sobre a programação, acessem o site http://www.fgsl.com.br

banner_amigo_426.120

Avatar de aracnus

por aracnus

Versão nova do GCompris saindo do forno!

5 de novembro de 2013 em Sem categoria

Logo do GComprisPois é. Temos mais uma versão do GCompris no ar, a 13.10. Ela foi lançada oficialmente ontem (dia 04/11/2013), com algumas correções de erros e uma atividade nova que envolve a exibição de imagens com seus respectivos nomes por escrito e vocalizados. Infelizmente a tradução para português do Brasil não foi concluída à tempo para entrar nessa versão, mas ela está em andamento e esperamos que esteja pronta para a próxima. Pra quem quiser experimentar a nova atividade, sem ter que instalar a versão atual do GCompris, basta acessar esta página (reparem que a interface é idêntica à do software).

Ah, e pra quem vive reclamando que a atividade do submarino é muito difícil (e é mesmo!) agora tem um nível mais fácil. Portanto, chega de passar vergonha na frente de seus(as) alunos(as)/filhos(as)/sobrinhos(as).  ;-)

A nota de lançamento da versão (em inglês) já pode ser encontrada no sítio oficial do GCompris. A tradução dessa nota foi enviada e deve estar disponível até amanhã.

Avatar de Lidu

por Lidu

Educação Indígena no Ceará

19 de outubro de 2013 em Educação, TuxPaint

DSC01815Nos dias 26 a 30 de setembro, no Oásis Hotel em Fortaleza, aconteceu mais uma etapa do Curso de Formação  de Professores, do Magistério Indígena – SEDUC-Ce.

Estiveram presentes os professores indígenas do Ceará. Estudamos, debatemos aprendemos trocamos saberes na disciplina O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Indígena.

Nosso encontros foram organizados em duas etapas. Com o professor Elcimar Martins,  os alunos professores estudaram textos referentes ao conhecimento teórico da disciplina, e conosco eles vivenciaram o uso do computador, realizando atividades direcionadas ao uso dessa tecnologia digital nas suas aulas.

O TuxPaint esteve presente como facilitador da aprendizagem quando os alunos-professores descobriam suas potencialidades pedagógicas através da facilidade no uso de suas ferramentas e interface. Foram momentos muito produtivos.

Toinho Gavião, da etnia Gavião de Monsenhor Tabosa relatou em seus versos  o que aconteceu nesse dias de interação.

De Volta ao Magistério Indígena

Autor: Toinho Gavião

Sejam bem vindos colegas / Do curso de magistério / Para nossa formação / Da arte nasce o saber / Leitura, ler e escrever / Sou Toinho Gavião

Viemos lá do Sertão / Estado do Ceará / A mais de 300 Km / Topando de lá pra cá / Pra capital Fortaleza / Concluir o curso com certeza / Um sonho realizar.

O sabor de aqui estar / A pergunta fica no ar / Quem mora no interior / Nós precisamos falar / Da nossa situação / Num é brincadeira não / Ora poder aqui chegar.

Para passagem comprar / Só três dias antecipado / Se deixar pro mesmo dia / É um tempo arriscado / São muitas dificuldades / No meio da realidade / Para carregar esse fardo.

Pra que nada dê errado / Precisa se organizar / Essas mudanças de data / Fica muito a desejar / Para quem mora distante / Pra poder continuar / Tem que ser preservante.

Liduina e Elcimar / São os nossos professores / Desta disciplina / São os organizadores / Tecnologia da Informação / Da comunicação na educação / são nossos organizadores.

Estes colaboradores / Fizeram apresentação / A música do Gilberto Gil / Meio de comunicação / Parabólicamará / Ê volta do mundo, Camará / Imagem da televisão .

Com grupo de discussão / Imagem da televisão / Podemos solucionar / No Software Livre / Pode Potencializar / Expressão escrita e verbal / Artística visual e musical / Na educação escolar.

A tecnologia utilizar / Na forma de aprendizagem / Software Livre TuxPaint / Com essa nova roupagem / As atividades são um barato / Tem até o pulo do gato / Vai aqui minha homenagem.

Se tornar um personagem / Cada um pode criar / Os desenhos que fizer / Numa pasta guardar / Um trabalho prazeroso / Desenhar é muito gostoso / Pra criança praticar.

Já comecei a gostar / Do programa TuxPaint / Um suporte de primeira / Que vai ajudar a gente / Na atividade escolar / Temos muito a ganhar / Tocar o barco pra frente.

Deixando todos contentes / Que não vemos o tempo passar / A professora Liduína / Veio para nos conquistar / Dominando a disciplina / Como orvalho da neblina / No infinito mergulhar.

O professor Elcimar / Fez primeiro uma sondagem / De todos os cursistas / Transmitindo sua mensagem / Dialogar é importante / Para o aluno é confiante / Mediador da aprendizagem.

Vou fazer uma homenagem / Betânia, Selma e Sinara / Convidadas Voluntárias / Pois o mundo é nossa cara / Seminário Informática Educacional / Um trabalho genial / A velocidade do tempo não para.

O amor que nos restaura / nosso ser espiritual / a mente é que nos guia / nossa vida emocional / Controlando a ansiedade / É a mais pura verdade / Pra vida é fundamental.

Para mim é ideal / Ter de Deus a inspiração / Quero agradecer / De toda a coordenação / Pois sou um artista nato / Este é o meu relato / Sou Toinho Gavião.

000

0004

0002

 

 
0001

 

 

Avatar de Wendell

por Wendell

Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação

11 de outubro de 2013 em Educação

Este semestre estou ministrando a disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Decidi que além de ensinar sobre a prática educacional mediada pelo computador, também vou falar sobre o software livre e a educação.

Esta semana já comecei a trabalhar com os alunos do curso de licenciatura em química usando o princípio do computador tutelado, através da linguagem Logo.

Nas próximas aulas vou ensinar aos alunos como utilizar o Turtle Art e também o Kturtle que são excelentes softwares livres equivalentes ao Logo.

gallery_image_12kturtle

 

 

Avatar de Wendell

por Wendell

FGSL na Escola

11 de outubro de 2013 em Educação

O Fórum Goiano de Software Livre é um evento que acontece na cidade de Goiânia, desde 2003 e tem um papel fundamental na divulgação e na disseminação da filosofia do software livre no centro-oeste.
Este ano submeti uma proposta para realizar uma atividade específica para o software livre educacional, assim como foi realizado pelo GT-Educação no FISL14.

Espero contar com a ajuda de todos vocês amigos(as) do SLEducacional.

Para mais informações sobre o FGSL acesse a página http://www.fgsl.com.br/

Abraços a todos e até breve!

Avatar de Jenny

por Jenny

Aprendendo com o Software Livre

2 de junho de 2013 em Educação

Este título, por mais direto que possa parecer, não se refere apenas ao aprender e ensinar na escola, ou na sala de aula. Esta aprendizagem refere-se mais a minha própria pessoa, do que aos alunos em si. Ao longo de alguns anos, descobri que utilizar software livre vai bem além de instalar um linux na máquina: significa, antes de tudo “sair de cima do muro” e adotar uma postura coerente em relação ao uso da informação.
Descobri, ao longo desse tempo (que nem sei mais quanto…) que estamos sempre aprendendo e nós mesmos, resistindo. Já enfrentei e ainda enfrento muitas dificuldades de gerenciamento das informações que necessito armazenar, compartilhar e divulgar. Inúmeros debates são lançados nessa imensa teia de ideias que é a web e me vejo, muitas vezes, atordoada com uma enxurrada de (in)uilidades que surgem a todo momento e que nem sempre sei se preciso ou quero utilizar ou se necessito aprender a administrar.
A essa altura do campeonato, percebo que o momento é de parar, rever o que já conheço e organizar o puco que utilizo, sempre de acordo com minhas convicções, mesmo que estas não sejam exatamente certezas (pois num patamar filosoficamente mais amplo, elas realmente não existem!) O mais importante é perceber que as poucas, porém profundas experiências que já tive com o uso do Software Livre na educação surtiram um bom efeito geral e nos levou a colher bons frutos.
Escrevo aqui neste espaço, depois de um longo tempo afastada, devido ao longo e árduo final de graduação e de meu “primeiro parto acadêmico” – meu TCC – Intercâmbios Plurais: A Tecnologia e a Pedagogia da Autonomia. Se você tiver a curiosidade de ler, poderá baixá-lo AQUI
Não.Ele não tem Software Livre no título. Mas só não tem no título, pois toda minha argumentação e todo o projeto, relatado minuciosamente respira o software livre!
Agora, com a pespectiva de um novo projeto á vista, numa escola maior, com ideias mais amplas, continuarei aprendendo com o software livre e principalmente, com toda esta comunidade que me abraça todos os dias, a quem agradeço a cada minuto de minha vida profissional!
Espero voltar em breve com as novidades do novo projeto: Oficina de Projetos Livre Aprendiz. Aguardem!!!