Avatar de Wendell

por Wendell

Education Freedom Day – Dia da Liberdade na Educação

6 de dezembro de 2013 em Educação

Dia da Liberdade na Educação.

Dia da Liberdade na Educação.

Avatar de Wendell

por Wendell

Vídeo de divulgação do FGSL 2013

8 de novembro de 2013 em Educação

Avatar de Wendell

por Wendell

10.º Fórum Goiano de Software Livre

7 de novembro de 2013 em Educação

Olá pessoal!

Nos dias 29 e 30 de novembro irá acontecer em Goiânia-GO, o maior evento de Software Livre do Centro-Oeste. Em sua 10.ª edição o FGSL traz este ano uma sala exclusiva para palestras e oficinas relacionadas ao uso do Software Livre na Educação.

Para maiores informações sobre a programação, acessem o site http://www.fgsl.com.br

banner_amigo_426.120

Avatar de aracnus

por aracnus

Versão nova do GCompris saindo do forno!

5 de novembro de 2013 em Sem categoria

Logo do GComprisPois é. Temos mais uma versão do GCompris no ar, a 13.10. Ela foi lançada oficialmente ontem (dia 04/11/2013), com algumas correções de erros e uma atividade nova que envolve a exibição de imagens com seus respectivos nomes por escrito e vocalizados. Infelizmente a tradução para português do Brasil não foi concluída à tempo para entrar nessa versão, mas ela está em andamento e esperamos que esteja pronta para a próxima. Pra quem quiser experimentar a nova atividade, sem ter que instalar a versão atual do GCompris, basta acessar esta página (reparem que a interface é idêntica à do software).

Ah, e pra quem vive reclamando que a atividade do submarino é muito difícil (e é mesmo!) agora tem um nível mais fácil. Portanto, chega de passar vergonha na frente de seus(as) alunos(as)/filhos(as)/sobrinhos(as).  ;-)

A nota de lançamento da versão (em inglês) já pode ser encontrada no sítio oficial do GCompris. A tradução dessa nota foi enviada e deve estar disponível até amanhã.

Avatar de Lidu

por Lidu

Educação Indígena no Ceará

19 de outubro de 2013 em Educação, TuxPaint

DSC01815Nos dias 26 a 30 de setembro, no Oásis Hotel em Fortaleza, aconteceu mais uma etapa do Curso de Formação  de Professores, do Magistério Indígena – SEDUC-Ce.

Estiveram presentes os professores indígenas do Ceará. Estudamos, debatemos aprendemos trocamos saberes na disciplina O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Indígena.

Nosso encontros foram organizados em duas etapas. Com o professor Elcimar Martins,  os alunos professores estudaram textos referentes ao conhecimento teórico da disciplina, e conosco eles vivenciaram o uso do computador, realizando atividades direcionadas ao uso dessa tecnologia digital nas suas aulas.

O TuxPaint esteve presente como facilitador da aprendizagem quando os alunos-professores descobriam suas potencialidades pedagógicas através da facilidade no uso de suas ferramentas e interface. Foram momentos muito produtivos.

Toinho Gavião, da etnia Gavião de Monsenhor Tabosa relatou em seus versos  o que aconteceu nesse dias de interação.

De Volta ao Magistério Indígena

Autor: Toinho Gavião

Sejam bem vindos colegas / Do curso de magistério / Para nossa formação / Da arte nasce o saber / Leitura, ler e escrever / Sou Toinho Gavião

Viemos lá do Sertão / Estado do Ceará / A mais de 300 Km / Topando de lá pra cá / Pra capital Fortaleza / Concluir o curso com certeza / Um sonho realizar.

O sabor de aqui estar / A pergunta fica no ar / Quem mora no interior / Nós precisamos falar / Da nossa situação / Num é brincadeira não / Ora poder aqui chegar.

Para passagem comprar / Só três dias antecipado / Se deixar pro mesmo dia / É um tempo arriscado / São muitas dificuldades / No meio da realidade / Para carregar esse fardo.

Pra que nada dê errado / Precisa se organizar / Essas mudanças de data / Fica muito a desejar / Para quem mora distante / Pra poder continuar / Tem que ser preservante.

Liduina e Elcimar / São os nossos professores / Desta disciplina / São os organizadores / Tecnologia da Informação / Da comunicação na educação / são nossos organizadores.

Estes colaboradores / Fizeram apresentação / A música do Gilberto Gil / Meio de comunicação / Parabólicamará / Ê volta do mundo, Camará / Imagem da televisão .

Com grupo de discussão / Imagem da televisão / Podemos solucionar / No Software Livre / Pode Potencializar / Expressão escrita e verbal / Artística visual e musical / Na educação escolar.

A tecnologia utilizar / Na forma de aprendizagem / Software Livre TuxPaint / Com essa nova roupagem / As atividades são um barato / Tem até o pulo do gato / Vai aqui minha homenagem.

Se tornar um personagem / Cada um pode criar / Os desenhos que fizer / Numa pasta guardar / Um trabalho prazeroso / Desenhar é muito gostoso / Pra criança praticar.

Já comecei a gostar / Do programa TuxPaint / Um suporte de primeira / Que vai ajudar a gente / Na atividade escolar / Temos muito a ganhar / Tocar o barco pra frente.

Deixando todos contentes / Que não vemos o tempo passar / A professora Liduína / Veio para nos conquistar / Dominando a disciplina / Como orvalho da neblina / No infinito mergulhar.

O professor Elcimar / Fez primeiro uma sondagem / De todos os cursistas / Transmitindo sua mensagem / Dialogar é importante / Para o aluno é confiante / Mediador da aprendizagem.

Vou fazer uma homenagem / Betânia, Selma e Sinara / Convidadas Voluntárias / Pois o mundo é nossa cara / Seminário Informática Educacional / Um trabalho genial / A velocidade do tempo não para.

O amor que nos restaura / nosso ser espiritual / a mente é que nos guia / nossa vida emocional / Controlando a ansiedade / É a mais pura verdade / Pra vida é fundamental.

Para mim é ideal / Ter de Deus a inspiração / Quero agradecer / De toda a coordenação / Pois sou um artista nato / Este é o meu relato / Sou Toinho Gavião.

000

0004

0002

 

 
0001

 

 

Avatar de Wendell

por Wendell

Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação

11 de outubro de 2013 em Educação

Este semestre estou ministrando a disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Decidi que além de ensinar sobre a prática educacional mediada pelo computador, também vou falar sobre o software livre e a educação.

Esta semana já comecei a trabalhar com os alunos do curso de licenciatura em química usando o princípio do computador tutelado, através da linguagem Logo.

Nas próximas aulas vou ensinar aos alunos como utilizar o Turtle Art e também o Kturtle que são excelentes softwares livres equivalentes ao Logo.

gallery_image_12kturtle

 

 

Avatar de Wendell

por Wendell

FGSL na Escola

11 de outubro de 2013 em Educação

O Fórum Goiano de Software Livre é um evento que acontece na cidade de Goiânia, desde 2003 e tem um papel fundamental na divulgação e na disseminação da filosofia do software livre no centro-oeste.
Este ano submeti uma proposta para realizar uma atividade específica para o software livre educacional, assim como foi realizado pelo GT-Educação no FISL14.

Espero contar com a ajuda de todos vocês amigos(as) do SLEducacional.

Para mais informações sobre o FGSL acesse a página http://www.fgsl.com.br/

Abraços a todos e até breve!

Avatar de Jenny

por Jenny

Aprendendo com o Software Livre

2 de junho de 2013 em Educação

Este título, por mais direto que possa parecer, não se refere apenas ao aprender e ensinar na escola, ou na sala de aula. Esta aprendizagem refere-se mais a minha própria pessoa, do que aos alunos em si. Ao longo de alguns anos, descobri que utilizar software livre vai bem além de instalar um linux na máquina: significa, antes de tudo “sair de cima do muro” e adotar uma postura coerente em relação ao uso da informação.
Descobri, ao longo desse tempo (que nem sei mais quanto…) que estamos sempre aprendendo e nós mesmos, resistindo. Já enfrentei e ainda enfrento muitas dificuldades de gerenciamento das informações que necessito armazenar, compartilhar e divulgar. Inúmeros debates são lançados nessa imensa teia de ideias que é a web e me vejo, muitas vezes, atordoada com uma enxurrada de (in)uilidades que surgem a todo momento e que nem sempre sei se preciso ou quero utilizar ou se necessito aprender a administrar.
A essa altura do campeonato, percebo que o momento é de parar, rever o que já conheço e organizar o puco que utilizo, sempre de acordo com minhas convicções, mesmo que estas não sejam exatamente certezas (pois num patamar filosoficamente mais amplo, elas realmente não existem!) O mais importante é perceber que as poucas, porém profundas experiências que já tive com o uso do Software Livre na educação surtiram um bom efeito geral e nos levou a colher bons frutos.
Escrevo aqui neste espaço, depois de um longo tempo afastada, devido ao longo e árduo final de graduação e de meu “primeiro parto acadêmico” – meu TCC – Intercâmbios Plurais: A Tecnologia e a Pedagogia da Autonomia. Se você tiver a curiosidade de ler, poderá baixá-lo AQUI
Não.Ele não tem Software Livre no título. Mas só não tem no título, pois toda minha argumentação e todo o projeto, relatado minuciosamente respira o software livre!
Agora, com a pespectiva de um novo projeto á vista, numa escola maior, com ideias mais amplas, continuarei aprendendo com o software livre e principalmente, com toda esta comunidade que me abraça todos os dias, a quem agradeço a cada minuto de minha vida profissional!
Espero voltar em breve com as novidades do novo projeto: Oficina de Projetos Livre Aprendiz. Aguardem!!!

Avatar de Lidu

por Lidu

Começar de novo!!!

16 de janeiro de 2013 em Educação

O ano de 2013 chegou. Esperanças, votos de felicidades, e agradecimentos fazem parte das nossas emoções.

Agradeço a todos que visitaram esse espaço de aprendizagem e interação.

Gostaria de agradecer as crianças da escola,  aos professores ao grupo gestor e todas as pessoas que fazem parte da nossa caminhada na Educação.

Gostamos do que fazemos e sabemos da importância do uso da tecnologia digital na educação e acreditamos que o uso das mídias favorecem o processo de ensino e aprendizagem.

Convivemos com o brilho nos olhos das crianças diante dos computadores no momento das aulas, e com a alegria das professoras que percebem nas aulas no LIE um apoio a sua práxi.

Acreditamos que Educação de Qualidade se faz no dia a dia de uma prática comprometida com o ato de ensinar e aprender, de crescer junto com o outro de  dividir os saberes.

A prática efetiva  do uso das tecnologias nas atividades pedagógicas na escola favorece o letramento.

Para Xavier (2005, p. 140), o letramento digital também se realiza a partir do“uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação e pela aquisição e domínios dos vários gêneros digitais”.

Temos a certeza que quando iniciamos desde a infância esse letramento, possibilitamos a construção de um cidadão letrado digitalmente que atuará      satisfatoriamente na sociedade.

dsc0855219102009213dsc08550

Avatar de Lidu

por Lidu

Revista libreOffice

29 de dezembro de 2012 em Sem categoria

Já está a disposição a Revista LibreOffice Magazine. Leitura boa pra quem gosta de liberdade.

Assuntos variados e a possibilidade de aprendizado. 

Clique aqui.

 http://blog.pt-br.libreoffice.org/2012/12/19/lancada-a-edicao-2-da-revista-libreoffice-magazine-brasil/

LM-GERAL-CONSOLIDADO